Coordenador : Tathianna Prado Dawes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388666.2206.228378.21022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público alvo são professores da rede de ensino municipal, estadual e federal, alunos de graduação e pós graduação da UFF e de outras instituições, surdos ou ouvintes, das áreas de educação física.
Objetivo
Objetivo geral: O presente projeto tem como objetivo ofertar a formação continuada dos professores que atuam nas instituições municipais, estaduais e federais de ensino; alunos de pós graduação com linha de pesquisa relacionado ao eixo temático; e licenciandos em educação física da UFF e demais instituições na formação inicial. Objetivos específicos: -Promover um espaço através da plataforma Google Meet de práticas, estudos e debates a respeito da educação física inclusiva, surdos e Libras; -Estimular discussões teóricas sobre a sistematização do ensino da educação física escolar no contexto dos alunos surdos; -Investigar as possibilidades do ensino da educação física para alunos surdos; -Proporcionar à equipe executora aprendizados que articulem a docência com uma ação investigativa; -Avaliar as investigações realizadas pelos cursistas;
Resumo
Esse projeto se pauta no que acreditamos ser uma experiência formadora. Dessa forma, a formação acontece no cotidiano da escola, o que reforça como princípio a indissociabilidade entre teoria e prática que permitem a compreensão das práticas corporais ressignificadas a partir de uma perspectiva crítica e criativa da educação física. Estudos apontam que apesar da Língua Brasileira de Sinais ser assegurada legalmente como disciplina curricular dos cursos de formação de professores (BRASIL, 2005), a educação de surdos e a educação física escolar têm apresentado dificuldades na comunicação entre os alunos surdos e os professores. Mesmo com a sua obrigatoriedade e reconhecimento através da Lei 10.436 (BRASIL, 2002), ainda existe o pouco domínio da Libras ou o seu desconhecimento por parte dos educadores e, como reflexo disso, os professores de educação física acreditam que poderão se comunicar com o aluno surdo apenas através de gestos, repetição de movimentos e mímicas durante as aulas. Este acontecimento exibe um caráter acrítico, desconsiderando as particularidades desses alunos, tanto as suas identidades quanto a cultura surda. A educação física detêm potencialidades na emancipação dos sujeitos e, ancorados no estudos do Coletivo de Autores e na sistematização dos conteúdos da cultura corporal, considerados os jogos, a dança, o esporte e a ginástica, o curso de extensão foi criado para contribuir no ensino desses conteúdos no contexto da educação de surdos, na formação continuada dos professores atuantes nas redes públicas de ensino, pós-graduandos pesquisadores da temática e os alunos de graduação em formação inicial.